15012018
Sobre o novo Volkswagen Virtus 2018
Linha 2018
Mais espaçoso, modelo tem entre-eixos 8,6 cm maior que o hatch e porta-malas enorme
A Volkswagen está revelando oficialmente o Virtus, a versão sedã do novo Polo. Nem adianta fixar os olhos na foto de dianteira, pois você não encontrará mudanças. Desça mais um pouco e veja a parte de trás, esta sim inédita.
Reparou? Não dá para comparar esta traseira com a de nenhum outro sedã da Volkswagen. O mais próximo é o Jetta, que também tem a placa instalada na tampa.
Mas o Virtus tem lanternas que avançam mais sobre as laterais e dão continuidade aos fortes vincos que começam nos para-lamas dianteiros. O para-choque também é mais elaborado, com barra cromada que o atravessa de ponta a ponta. Só ficaram faltando os refletores.
Por baixo do capô
Mas o sedã não terá o motor 1.0 aspirado de 84 cv. Começará pelo 1.6 MSI de 120 cv e 16,8 mkgf combinado ao câmbio manual de cinco marchas. Mas deve seguir o Polo à risca e segunda opção será o motor 1.0 TSI de 128 cv e 20,4 mkgf de torque, sempre combinado ao câmbio automático de seis marchas.
Mais do Virtus
Observando melhor o Virtus de frente, a impressão que passa é que a parte preta do para-choque frontal e os fortes vincos que definem a linha de cintura fazem mais sentido no sedã do que no hatch. Discorda?
De resto, o Virtus é a reprise de uma grande novidade. O interior é exatamente igual ao do Polo, com os mesmos equipamentos, inclusive. A versão das fotos é a topo de linha Highline, que também terá o quadro de instrumentos digital Active Info Display, com tela de 10,25 polegadas e a central multimídia Discover Media de 8 pol como opcionais.
Luzes diurnas de leds, ar-condicionado automático de uma zona e acesso, partida sem chave, detector de fadiga e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros são outros dos equipamentos que também estarão disponíveis no Virtus.
O problema de ter versões iguais às do Polo é que a versão de entrada não terá ajuste elétrico dos retrovisores, faróis de neblina ou ajuste de altura para o volante. Volks, ainda há tempo de evitar essa mancada no Virtus…
Mas a empresa já adiantou que controles de estabilidade e tração serão equipamentos de série apenas para a versão TSI. No 1.6, serão oferecidos entre os itens opcionais.
Preço
Com o Polo 1.6 partindo dos R$ 54.990, é de se esperar que o Virtus tenha preço inicial na casa dos R$ 58 mil, chegando perto dos R$ 75 na versão mais completa – que poderá passar dos 80 mil com todos os opcionais. O lançamento está previsto para janeiro.
Fotos do Virtus
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