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26062019
Ford Ranger 2020: primeiras impressões

Ford Ranger 2020: primeiras impressões Ranger10

Picape ganhou equipamentos de segurança e tecnologia, mas manteve preços da versão 2019. Apesar das melhorias, ambição é consolidar terceira posição no segmento.

Até não muito tempo atrás, as picapes eram conhecidas por robustez e "valentia" inversamente proporcionais ao refinamento. Câmbio automático era luxo, e passageiros do assento traseiro tinham o mesmo nível de conforto de um banco de praça.

Para o bem de todos, a situação mudou bastante. Picapes estão cada vez mais parecidas com carros de passeio. Nesse sentido, Ford Ranger e Volkswagen Amarok sempre disputaram o título informal de modelo que melhor trata motorista e ocupantes – com leve vantagem para a picape de origem alemã.

A Ford pretende inverter essa situação com mudanças na linha 2020 da sua picape média. Além do visual retocado na dianteira, foram feitas alterações em aspectos como câmbio e suspensão, além de uma melhora no nível de equipamentos.

O que não mudou foi a tabela de preços. A Ranger 2020 custará o mesmo que o modelo 2019. Veja abaixo os valores:

XLS 2.2 4x2 automática – R$ 128.250

XLS 2.2 4x4 manual – R$ 147.520

XLS 2.2 4x4 automática – R$ 154.610

XLT 3.2 4x4 automática – R$ 176.420


Limited 3.2 4x4 automática - R$ 188.990

Parada obrigatória

A Ranger já era conhecida por oferecer mais equipamentos de segurança do que suas rivais. Era a única, por exemplo, a contar com controle de velocidade adaptativo, que mantém distância para o veículo que viaja à frente. Outra exclusividade era o assistente de manutenção de faixa com correção de trajetória (a Chevrolet S10 apenas alerta o motorista).

Agora, a Ford reforçou o pacote, incluindo, na versão topo de linha, Limited, a frenagem automática de emergência. Em velocidades entre 5 km/h e 60 km/h, a picape é capaz de detectar outros veículos, pedestres e ciclistas. Se o motorista não esboça reação, a Ranger pode parar sozinha. Quando a velocidade é maior, a colisão não é evitada, mas o impacto é minimizado.

Ford Ranger 2020: primeiras impressões Concor10

600 peças novas

A Ford diz que a Ranger 2020 teve 600 peças redesenhadas. A menor parte, é verdade, sequer poderá ser vista. Mesmo os funcionários da fábrica da empresa em General Pacheco, na Argentina, podem ter dificuldade em encontrar as diferenças.

Ford Ranger 2020: primeiras impressões Img-2014

E praticamente todas estão concentradas na dianteira. Apesar de a grade manter o formato, os elementos internos foram redesenhados. O para-choque também é novo, e teve as tomadas de ar reposicionadas. Na versão topo de linha, os faróis são de xênonio.

Rodas e estribo são as únicas novidades na lateral. Já a traseira ganhou apenas um novo grafismo com o nome do modelo.

Algo que certamente poderá ser notado é a adição de uma mola na tampa da caçamba. Ela reduz drasticamente o esforço que o usuário precisa fazer para abrir ou fechar a porta.

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Divisão por peso

Ainda há um outro conjunto de peças que, se não poderão ser vistas, certamente serão percebidas pelos ocupantes. A Ford promoveu um intenso trabalho de melhorar a suspensão – com base em reclamações dos clientes de que a picape não era tão confortável para quem viajava no banco traseiro.

A solução, segundo Gilmar de Paula, chefe do projeto da picape na América do Sul, foi dividir o acerto de suspensão por faixas de peso. Até então, todas as versões tinham um mesmo ajuste.

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Agora, aquelas com motor 2.2 (mais leves) terão um acerto, enquanto as 3.2 (mais pesadas), passam a ter outro. A empresa diz que redesenhou a barra estabilizadora, trocou molas e amortecedores, reforçou as longarinas e aprimorou os coxins.

Na prática, a Ranger ficou mais parecida com um carro de passeio – e se aproximou da Volkswagen Amarok, a referência no segmento quando o assunto é a dirigibilidade na cidade e conforto na cabine. Contribui para isso uma direção elétrica muito leve.

O G1 dirigiu a Ranger Limited em um percurso de aproximadamente 80 km, passando por rodovias de asfalto liso e estradas de terra com bom calçamento. Além disso, também deu algumas voltas em um autódromo no interior de São Paulo.

Leveza desnecessária

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Um aspecto que chama a atenção é a leveza da direção elétrica. Apenas a Ranger e a S10 possuem esse tipo de assistência – que é hidráulica em todas as demais.

Porém, por se tratar de um veículo maior e mais pesado do que um carro de passeio, a assistência poderia ser menor. Além de muito leve, a direção fica um pouco “solta”, principalmente em velocidades acima de 100 km/h.

Isso também atrapalha na percepção de obstáculos na via, sobretudo em pisos mais acidentados. Por outro lado, as manobras ficam muito mais fáceis.

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No quesito desempenho, porém, a picape da Ford leva a pior sobre a Amarok. Mesmo que seu motor 3.2 de 5 cilindros entregue bons 200 cavalos e 47,9 kgfm, ele fica aquém do V6 de 225 cv e 56,1 kgfm da rival.

A parte boa é que ela anda mais do que todas as demais concorrentes. E isso é perceptível ao pressionar o pedal do acelerador – este, por sinal, oferece respostas muito bruscas e carece de um ajuste fino.

O G1 também acelerou a versão XLS, equipada com motor 2.2 de 160 cv e 39,3 kgfm. Curiosamente, nesta configuração, a Ranger se mostrou mais amigável de conduzir – provavelmente por conta do peso mais baixo.

Nos dois casos, o câmbio automático de 6 marchas apresenta trocas suaves e silenciosas.

Aposta no diesel

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Notou que os preços não mudaram, mas a tabela de preços ficou mais enxuta? A Ford tirou de linha versões da Ranger com motor flex. A justificativa, segundo a empresa, é que modelos com esta motorização representam menos de 10% das vendas do segmento, considerando todas as marcas.

“Em nossa linha, o motor flex representava 5% das vendas. Pensamos em ocupar esta lacuna com a versão XLS diesel com tração 4x2”, disse Fabrizzia Borsari, gerente da Ranger na Ford.

Mercado

Lutando apenas com versões a diesel, a Ford tentará tomar a terceira colocação nas vendas de picapes médias no Brasil. Quem ocupa a posição atualmente? Sim, o modelo mais parecido com a Ranger: Amarok.

Entre janeiro e maio, o Volkswagen emplacou 7.922 unidades, apenas 52 a mais do que a Ranger. As duas, porém, seguem distantes das líderes.

No mesmo período, a S10 teve 11.243 exemplares vendidos, enquanto a Toyota Hilux observa o restante das rivais pelo retrovisor, com suas 16.767 unidades emplacadas.

De acordo com a Ford, a versão topo de linha, Limited, avaliada pelo G1, deve representar 28% das vendas – a favorita, junto com a XLS, que tem mais variantes, como câmbio manual e tração 4x2.

Considerando apenas as configurações mais completas entre todas as picapes médias, a Ranger é a que tem menor preço de compra, junto com a Mitsubishi L200 HPE-S. Elas custam R$ 188.990.

A diferença é de R$ 5.800 para a Frontier LE, R$ 6.500 para a S10 High Country, R$ 14.250 para a Hilux SRX e R$ 17 mil para a Amarok Highline V6.

Conclusão

Mesmo com as melhorias em equipamentos, acerto dinâmico e um visual renovado, além do preço mais baixo, dificilmente a Ranger conseguirá incomodar Hilux e S10 nas vendas.

Além de brigarem pela terceira posição, curiosamente, Ranger e Amarok podem se encontrar em um futuro não muito distante. Volkswagen e Ford firmaram uma parceria para desenvolver veículos comerciais. Inclusive já anunciaram que trabalharão juntas em uma próxima picape média.

Enquanto isso não acontece, a Ranger alcança sua melhor forma em termos de tecnologia. E tudo isso custando menos do que as concorrentes.

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