03072018
Toyota Yaris Sedan XLS: primeiras impressões
Linha 2018
Se você achava o Etios muito esquisitão e o Corolla muito de tiozão, a Toyota trouxe para o Brasil o Yaris, que fica no meio do caminho, com coisas boas e ruins de um e de outro para brigar com Volkswagen Virtus, Fiat Cronos, além do grande rival japonês, o Honda City.
A novidade quer disputar o segmento chamado de "compacto premium", aqueles modelos mais equipados de série, com acabamento um pouco melhor, e (é claro) com um preço um pouco mais alto do que rivais de tamanho parecido e até mais potentes.
Preços
XL 1.5 manual - R$ 63.990
XL 1.5 manual - R$ 63.990
XL Plus Tech 1.5 CVT - R$ 73.990
XS 1.5 CVT - R$ 76.990
XLS 1.5 CVT - R$ 79.990
Mesmo a versão mais em conta, de R$ 63.990, já vem com comandos no volante, direção com assistência elétrica, ar-condicionado, som, faróis com acendimento automático, rodas de liga leve de 15 polegadas, vidros e travas elétricas.
Na parte de segurança, todos os Yaris têm controle de tração e estabilidade, assistente de rampa, faróis de neblina, Isofix para cadeirinha infantil, retrovisor antiofuscante e alarme, além dos obrigatórios airbag duplo e ABS.
Além do teto solar, que nem o Corolla tem, o pacote mais caro (XLS) inclui sensor de chuva, maçanetas cromadas, faróis projetores com lâmpadas halógenas, lanternas em LED e mais 5 airbags, dois laterais, dois de cortina e um de joelhos para o motorista.
Na comparação com os rivais, o Yaris tem o conjunto mecânico mais fraco, porém compensa no conforto. Todos os concorrentes ultrapassam os R$ 80 mil com um pacote similar ao XLS.
"Etiorolla"?
Por baixo do capô
O motor 1.5 é praticamente o mesmo do Etios, com leves mudanças que elevaram a potência em 3 cv para 110 cv (etanol) e 105 cv (gasolina). O torque máximo subiu apenas 0,5 kgfm, principalmente em baixas rotações.
Já o câmbio automático do tipo CVT vem diretamente do Corolla.
A sigla CVT quer dizer "transmissão continuamente variável", um sistema que requer certo tempo para se acostumar ao tempo das respostas e ao barulho quando o acelerador é pressionado com vontade, ainda mais para um motorista que está vindo de um carro manual.
O Yaris é um modelo global, feito em 8 países, mas a engenharia brasileira fez algumas adaptações para o Brasil. Uma delas é na suspensão, que ficou um pouco mais alta e ganhou um batente hidráulico que evita aquelas batidas secas quando a roda desce no limite do curso do amortecedor.
Mas nenhum milagre na dinâmica ao volante, que é totalmente voltada ao conforto na cidade. Em situações que exigem um pouco mais de agilidade, principalmente em estrada, o sedã fica devendo esperteza nas respostas e alguma rigidez na suspensão.
Se o conjunto mecânico não empolga frente aos rivais, a Toyota mostrou que aprendeu outras coisas com os erros do Etios.
Por fora, o visual não chama a atenção, mas também não joga contra como no modelo de entrada.
O interior ainda usa bastante plástico duro, mas é um grande avanço em relação ao Etios - o painel de instrumentos está no lugar certo e os comandos são fáceis.
Já para quem busca um bom espaço no porta-malas, o modelo mais barato ainda é a melhor opção: são 562 litros do Etios contra 473 do Yaris. Neste quesito, a novidade fica mais perto do Corolla, que tem 470 litros, e atrás dos rivais City, Virtus e Cronos.O volante vem diretamente do Corolla, o que é bom, e a central multimídia está entre as melhores que já apareceram num carro da marca por aqui, com duas opções de navegação por GPS (Waze e TomTom).
Conclusão
A conclusão objetiva é que o grande ponto forte do Yaris é o pacote de equipamentos, superando até o Corolla, com dinâmica e conjunto mecânico mais parecido com o Etios.
Ainda tem aquela questão de ser um Toyota, o que traz para a equação a fama de ter pouca manutenção e boa revenda.
Estes fatores também pesam na decisão de compra, e muitos brasileiros estão dispostos a pagar mais por isso - como mostram as vendas do Corolla.
É possível que o Yaris acabe roubando alguns clientes do sedã médio, mas o interesse deve vir também de consumidores de modelos mais básicos que buscam um "upgrade".
Apostando na confiabilidade e na extensa lista de equipamentos, a Toyota espera vender quase 6 mil unidades do Yaris por mês, somando as versões hatch e sedã - um volume maior do que o Corolla tem registrado.
E o modelo com porta-malas maior deve emplacar mais que o hatch. Se a expectativa se tornará realidade, só saberemos nos próximos meses.
Preços e itens de série
XL 1.5L manual - R$ 63.990
Itens de série: comandos no volante, direção eletroassistida, ar-condicionado manual, rádio com CD/MP3/USB e Bluetooth, 4 alto-falantes, vidros e travas elétricas, rodas de liga leve de 15 polegadas, computador de bordo, comandos no volante, descansa-braços dianteiro, controle de estabilidade e tração, assistente de rampa, faróis com acendimento automático, faróis de neblina, retrovisor interno eletrocrômico, espelhos retrovisores externos elétricos na cor do carro, aerofólio, chave com comandos, alarme, Isofix.
XL 1.5L CVT - R$ 68.690
Acrescenta: controle de velocidade de cruzeiro e função Eco Driving do computador de bordo.
XL Plus Tech 1.5L CVT - R$ 73.990
Acrescenta: descansa-braços traseiro, detalhes internos na cor prata, ar-condicionado digital, chave presencial, partida sem chave, banco traseiro rebatido 40/60, central multimídia com tela de 7 polegadas sensível ao toque e espelhamento dos para celulares Android e IOS.
XS 1.5L CVT - R$ 76.990
Acrescenta: volante, manopla do câmbio e revestimento das portas em couro, grade com detalhes cromados, roda de liga leve “dual tone” (preto e prata), bancos de couro, retrovisor externo com rebatimento elétrico, câmera de ré, tapetes em carpete e computador de bordo com tela de 4,2 polegadas.
XLS 1.5L CVT - R$ 79.990
Acrescenta: teto solar, sensor de chuva, maçanetas cromadas, faróis projetores com lâmpadas halógenas, lanternas em LED e mais 5 airbags, dois laterais, dois de cortina e um de joelhos para o motorista.
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